среда, 9 мая 2018 г.

Warwick university it strategy


Mestrado em Marketing e Estratégia.


Explore as fronteiras de duas disciplinas de negócios cruciais neste curso exclusivo.


Você está procurando uma carreira em marketing ou gestão estratégica, gestão de marca ou planejamento de negócios em uma consultoria de gestão ou uma agência de marketing?


Mestrado em Marketing & amp; A estratégia combina as duas disciplinas que fornecem a base teórica para a tomada de decisões de marketing, tanto dentro das empresas quanto das perspectivas consultivas em prestadores de serviços e consultorias. Ensinar ilustra a aplicação de técnicas aprendidas a situações reais.


O curso enfatiza que o marketing não é uma atividade autônoma, mas precisa estar no centro da estratégia da empresa. As duas vertentes desse grau aumentam a compreensão das implicações mais amplas das decisões para a organização como um todo, dando aos graduados a confiança e o conhecimento para aplicar suas habilidades em uma variedade de funções no desenvolvimento da empresa.


Bate-papo ao vivo todas as segundas a sextas-feiras, das 12h às 2h.


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A Universidade de Warwick.


Cursos de graduação.


Aproveite o seu fascínio. Veja nossos cursos.


Cursos de pós-graduação.


Explore suas opções para o estudo de pós-graduação.


Novo teste para indicar autismo.


Pesquisa inovadora de Warwick poderia levar a um diagnóstico precoce.


Novo edifício de pesquisa.


Planejamos investir em um novo prédio para reunir pesquisadores para combater doenças humanas.


Centro de Artes 20:20 Projeto.


O Warwick Arts Center foi premiado com £ 4.2m pelo seu projeto de capital 20:20.


Dia da Indústria de Ciências Físicas.


Veja como nossos pesquisadores líderes mundiais podem contribuir para o desenvolvimento de sua própria pesquisa.


Somos todos #TeamWarwick.


Saiba mais sobre o esporte em Warwick e a comunidade que ele cria no campus.


Plano Universitário 2015 - 2020.


Somos uma instituição de pesquisa inovadora, comprometida com o poder transformador da educação e da pesquisa e com o desenvolvimento e apoio de nossos alunos e funcionários.


Nosso objetivo é garantir nossa posição como uma das 20 melhores universidades do Reino Unido e ser uma instituição de pesquisa reconhecida mundialmente até 2020.


Nós vamos conseguir isso através de:


A entrega de pesquisas da mais alta qualidade, atendendo a padrões internacionais de excelência em toda a gama de nossos assuntos. A provisão de uma excelente educação para nossos estudantes, ministrada por pesquisadores de classe mundial. Fortalecendo nossa reputação de excelência regional, nacional e internacionalmente. engajamento efetivo e comunicação com nossas comunidades e com o mundo em geral.


Leia o plano.


A visão.


Objetivos estratégicos.


Nosso objetivo é atingir os mais altos padrões de pesquisa, julgados por comparadores internacionais, em toda a nossa gama de assuntos; aumentar a posição de pesquisa e a visibilidade de Kent em todo o mundo e incorporar uma cultura de pesquisa em nossas atividades acadêmicas e de inovação.


Nosso objetivo é proporcionar uma excelente educação, ministrada por pesquisadores de nível mundial e educadores talentosos, a todos aqueles que têm a capacidade e são ambiciosos e motivados para aprender. Faremos isso por meio do fornecimento de programas informados por nossa pesquisa e projetados para refletir as questões contemporâneas e sociais e que aproveitem ao máximo as instalações e recursos em todos os locais de estudo.


Noivado.


Nosso objetivo é construir uma reputação de excelência clara e diferenciada por meio de engajamento estratégico e boas comunicações com nossas comunidades regionais, nacionais e internacionais e aumentar o envolvimento com nossos alunos, funcionários, ex-alunos e interessados ​​em apoiar nossa ambição de nos tornarmos reconhecidos como uma instituição. de calibre internacional.


Leia o plano da universidade para 2015 - 2020.


Universidade de Kent, Cantuária, Kent, CT2 7NZ, T: +44 1227 764000.


Sobre.


O vice-chanceler e presidente é o diretor executivo da universidade e, portanto, o diretor acadêmico e administrativo, e é responsável pelo desenvolvimento e implementação da estratégia institucional e da entrega. Eles são apoiados pelo Reitor que lidera a estratégia acadêmica e a entrega, o Registrador que lidera a estratégia administrativa e comercial e a entrega, e o Diretor Financeiro do Grupo, que lidera a estratégia financeira.


No entanto, como acontece com todas essas estruturas, as linhas informais de tomada de decisão e o compartilhamento de responsabilidade pelo planejamento e estratégia achatam a hierarquia. As decisões no nível institucional são inicialmente feitas por um grupo formado por acadêmicos seniores e pelo Presidente dos Alunos. União, apoiada por administradores seniores, que formam o Comitê Diretivo do Senado, que opera muito ao longo das linhas de um gabinete semanal para a Universidade.


Chanceler.


O chanceler é o chefe cerimonial da universidade, cujas funções oficiais são conferir graus em nome da universidade. Além dos deveres formais e representacionais, o Chanceler desempenha um papel fundamental na vida da Universidade, promovendo o trabalho e as ambições da Universidade no Reino Unido e no exterior. O chanceler também desempenha um papel importante nas atividades de desenvolvimento e captação de recursos da Universidade.


Vice-Chanceler e Presidente.


O vice-chanceler e presidente é o principal oficial acadêmico e administrativo da Universidade. Os Estatutos prescrevem que essa pessoa tenha "uma responsabilidade geral perante o Conselho e o Senado para monitorar e promover a eficiência e a boa ordem da Universidade". O Vice-Chanceler e Presidente é o "oficial designado", conforme especificado no Memorando Financeiro HEFCE, responsável por garantir que a Universidade cumpra os termos e condições especificados pelo Conselho de Financiamento para o uso dos fundos do Conselho de Financiamento e pode ser chamado , com o Chefe do Executivo do Conselho de Financiamento, que é o contabilista das instituições financiadas pelo Conselho, para depor perante o Comité das Contas Públicas. O vice-chanceler e presidente é membro de todas as comissões universitárias e preside o Senado e várias comissões do Conselho e do Senado.


O Reitor é nomeado a tempo inteiro por um período fixo pelo Conselho após consulta ao Senado. Sujeito à direção do Vice-Chanceler e do Presidente, o Reitor lidera a estratégia acadêmica e a entrega e desempenha as funções que o Vice-Chanceler e o Presidente podem delegar a eles, à luz das prioridades da Universidade.


O secretário, sujeito à direção do vice-chanceler e do presidente, tem responsabilidade sob os estatutos da universidade para a entrega administrativa da universidade. O registrador é apoiado pelos seguintes oficiais sênior:


Diretor, Grupo de Pessoas.


Registro acadêmico (diretor, grupo de educação)


Diretor do Grupo de Engajamento.


Bibliotecário (Diretor, Grupo Knowlegde)


Diretor Financeiro do Grupo.


O Director Financeiro do Grupo é responsável pela estratégia financeira e pela supervisão de todos os acordos financeiros da Universidade.


Pro-vice-reitores.


Os Pro-Vice-Chanceleres são nomeados em regime de tempo parcial por períodos fixos pelo Conselho. Os vice-reitores-gerais desempenham funções que o vice-chanceler e o reitor podem delegar a eles à luz das prioridades da universidade. Para saber mais sobre as principais responsabilidades políticas dos vice-reitores, por favor, veja o link abaixo.


Cadeiras dos Conselhos da Faculdade.


Os presidentes dos conselhos da faculdade apoiam os gerentes seniores da universidade. São cargos eletivos a tempo parcial e a nomeação é feita anualmente por um período de até três anos. A exceção a esta é a placa da faculdade da medicina onde o decano da escola médica de Warwick é um membro ex officio e preside da placa da faculdade. Cada um deles preside os respectivos Conselhos de Faculdade e são representantes das Faculdades em várias comissões universitárias:


Universidade de Newcastle.


Biblioteca da Universidade.


Plano Estratégico da Biblioteca Universitária 2017/18 - 2020/21.


O Plano Estratégico da Biblioteca foi produzido para orientar seu desenvolvimento de acordo com a Visão 2021 da Universidade. Ele identifica os propósitos e valores da Biblioteca e reúne as prioridades estratégicas que respondem aos ambientes institucional, de informação e tecnológico.


Objetivos estratégicos para a Biblioteca foram formulados para alinhar com os temas-chave de Aprendizagem e Ensino, Pesquisa e Inovação e Envolvimento. Os objetivos são sustentados por uma série de atividades capacitadoras que garantirão que a Biblioteca possa entregar a Estratégia de maneira eficaz.


Objetivo da Biblioteca da Universidade.


Desenvolver e fornecer serviços, recursos e ambientes de informação de alta qualidade e inovadores para apoiar a pesquisa, a aprendizagem e o ensino da Universidade e para beneficiar a comunidade em geral.


Os valores e princípios operacionais da Biblioteca.


O cliente é o coração de tudo o que fazemos Dedicamo-nos a fornecer um serviço amigável, profissional e eficiente Somos flexíveis e inovadores, garantindo que as necessidades dos clientes sejam atendidas e superadas Através do treinamento e desenvolvimento pessoal, garantimos a excelência e a experiência contínuas de nossos clientes. equipe Nosso ambiente de equipe solidário e inclusivo incentiva toda a equipe a contribuir e ter voz Envolvemo-nos ativamente com a comunidade para compartilhar, colaborar e inspirar Estamos entusiasmados em apoiar os interesses mais amplos da Universidade e melhorar sua reputação Promovemos acessibilidade, igualdade e diversidade em todos os nossos serviços.


O contexto do Planejamento Institucional.


Uma característica central da missão da Universidade na Visão 2021 é ser uma universidade cívica com uma reputação global de excelência acadêmica, e tem a busca do conhecimento e da compreensão como um de seus principais valores. O sucesso da Universidade depende de recursos de informação, serviços e tecnologias para apoiar as funções centrais de Aprendizagem, Ensino e Experiência do Aluno, Pesquisa e Inovação e Engajamento e Internacionalização. A Biblioteca tem um papel importante a desempenhar no apoio a toda a gama dessas estratégias institucionais.


A Estratégia de Aprendizagem, Ensino e Experiência do Aluno enfatiza a importância de fornecer acesso a ambientes nos quais a aprendizagem efetiva possa ocorrer. Isso requer melhorias contínuas na qualidade dos ambientes de informação física e virtual, juntamente com o alcance e a acessibilidade dos recursos e serviços de informação. Em seu compromisso de fornecer ensino e facilitar o aprendizado aplicado do mais alto padrão, a Estratégia prioriza especificamente o desenvolvimento e a incorporação de tecnologias de e-learning, o que proporcionará uma oportunidade e uma necessidade de vincular os recursos da Biblioteca ao emergente Digital Campus. A Biblioteca continuará a dar uma contribuição vital à experiência do aluno, apoiando o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e aprendizado independente, além de oferecer oportunidades de emprego para os alunos que contribuem de maneira importante para vários de seus serviços.


A Estratégia de Pesquisa e Inovação identifica a importância do ambiente e das instalações de pesquisa, que envolverá não apenas o fornecimento de recursos de informação apropriados, mas também o desenvolvimento de novos serviços, incluindo armazenamento, gerenciamento e preservação de dados em grande escala. A Biblioteca também está intimamente envolvida no desenvolvimento de sistemas de gerenciamento e repositório de pesquisa para a Universidade. A necessidade de os pesquisadores disponibilizarem seus resultados de pesquisa sobre o Acesso Aberto e administrarem seus dados de pesquisa efetivamente, em resposta aos requisitos dos Conselhos de Pesquisa e Financiamento, envolverá a Biblioteca trabalhando com as Faculdades e outros Serviços para desenvolver a política da Universidade neste área e fornecer apoio adequado. A Biblioteca também contribui para o treinamento do pesquisador e fornece suporte contínuo na descoberta, uso e gerenciamento de recursos de informação.


Ao apoiar as estratégias de internacionalização e engajamento, a Biblioteca ajudará no desenvolvimento de serviços para parcerias e novas atividades no exterior, além de fornecer recursos e serviços para estudantes internacionais e pesquisadores em casa. Também contribuirá diretamente para diversos projetos e atividades específicos de apoio ao engajamento, por meio de iniciativas voltadas para ampliar a participação e os vínculos com as escolas e o desenvolvimento de parcerias com organizações culturais locais, regionais e nacionais.


A Biblioteca contribui ativamente para construir a reputação da Universidade apoiando seus objetivos estratégicos, por meio de atividades profissionais no mundo da Educação Superior e da Biblioteca, e desenvolvendo e explorando seus recursos únicos e distintos para o benefício de toda a comunidade.


O contexto interno.


Questões significativas dentro da Universidade que orientarão a direção da Biblioteca e seus serviços durante o período de planejamento incluem o seguinte:


O programa da Universidade para o crescimento, juntamente com suas parcerias educacionais no Reino Unido e no exterior O desenvolvimento da Central de Ciência e implicações para a prestação de serviços de informação em um campus crescente (o Edifício de Ciências Urbanas em 2017 e o Centro de Aprendizado e Ensino em 2019) A diversificação de programas e mudanças no equilíbrio da oferta de alunos de pós-graduação ensinados O desenvolvimento de cursos on-line, incluindo o Global MBA e cursos sobre plataformas abertas (eg MOOCS) Desenvolvimentos no NUIS, incluindo novos cursos, números adicionais de alunos e desenvolvimento de cursos de pós-graduação, atividades de pesquisa, parcerias comerciais e apoio a DPC Foco na ampliação da participação e desenvolvimento de interesse em questões de transição, tanto na Universidade quanto entre estágios de estudo Compromisso com o desenvolvimento de habilidades para melhorar a empregabilidade como parte essencial da experiência do aluno e manutenção de relacionamentos com a comunidade de ex-alunos Metas para os resultados de NSS a nível escolar e institucional Aumentar a concentração de alojamento de estudantes no campus ou próximo dele, trazendo mais passos e 24 horas de vida mais próximas das bibliotecas O impacto dos Temas de Desafios Societais e o potencial requisito para apoiar recursos de informação e serviços desenvolvimento de estratégias para publicação de resultados de pesquisa no nível de Faculdade, Escola e Instituto O desenvolvimento de políticas universitárias sobre gestão e preservação de dados de pesquisa e a necessidade de lidar efetivamente com curadoria de dados e metadados Foco na melhoria, eficiência e valor de processos de negócios por dinheiro A necessidade de desenvolver competências de gestão em todos os níveis Alfabetização digital no contexto do Campus Digital.


O Contexto Externo.


As principais questões no ambiente externo que terão impacto na Biblioteca incluem:


Mudanças nos critérios de recrutamento de estudantes, incluindo o levantamento do limite de recrutamento a partir de 2015 Os requisitos dos Conselhos de Pesquisa e dos Conselhos de Financiamento para publicação de acesso aberto (OA) e Gerenciamento de Dados de Pesquisa A introdução e evolução do Quadro de Excelência em Ensino (TEF) de 2016 / 7 em diante Empresas editoriais acadêmicas que tentam expandir seus mercados e proteger suas margens de lucro diante da OA Desenvolvimentos na tecnologia de livros eletrônicos e aumento da disponibilidade de conteúdo digital de livros Novos modelos de negócios para produtos de informação, incluindo novas oportunidades de publicação de monografias de acesso aberto e uso de dispositivos eletrônicos móveis, dando novas oportunidades para a entrega de informações e implantação de ferramentas de aprendizagem O desenvolvimento de culturas digitais Maior disponibilidade de conjuntos de dados de pesquisa aberta levando a potenciais oportunidades e desafios para dados vinculados e compartilhamento de informações Desenvolvimentos em pedagogia e aprendizagem yles, que terão impacto na utilização de espaços de aprendizagem e na provisão de apoio ao aluno (alfabetização informacional, habilidades de redação, etc.) Aumentar a expectativa do cliente produzirá uma demanda maior pela personalização dos serviços A pressão para serviços compartilhados e colaboração nos serviços públicos legislação e licenciamento dos direitos de autor numa base europeia e transnacional.


Prioridades e Objetivos Estratégicos da Biblioteca.


As Prioridades Estratégicas da Biblioteca para os próximos cinco anos estão focadas nos seguintes temas:


SP2 - Fornecer apoio efetivo às pesquisas e pesquisadores da Universidade.


SP3 - Prestar serviços para a International University no Reino Unido e no exterior.


SP4 - Desenvolver, promover e explorar nossas coleções únicas e diferenciadas.


SP5 - Garantir a eficiência, a eficácia e a relação custo-benefício em todos os nossos serviços e operações.


Subjacente a estas prioridades está uma série de Objetivos Estratégicos, que são desenvolvidos como objetivos SMART dentro do plano de negócios anual da Biblioteca. O plano de negócios é desenvolvido de forma colaborativa pela equipe da Biblioteca em todos os níveis, com atividades patrocinadas e monitoradas pelo Grupo de Estratégia da Biblioteca. Dentro de cada tema estratégico, os objetivos estratégicos (SO) são os seguintes:


SP1 - Apoiar o programa da Universidade para crescimento e diversificação no ensino e aprendizagem.


SP2 - Fornecer apoio ativo e efetivo às pesquisas e pesquisadores da Universidade.


SP3 Prestar serviços para a International University no Reino Unido e no exterior.


SP4 Desenvolver, promover e explorar as nossas coleções únicas e distintas.


SP5 Garantir a eficiência, a eficácia e a relação custo-benefício em todos os nossos serviços e operações.


Análise SWOT.


A Biblioteca tem um perfil positivo na Universidade, reconhecendo a qualidade de seus serviços e sua gestão sólida e eficaz Os índices de satisfação dos alunos são muito positivos em todas as principais pesquisas (NSS, ISB, PTES, PRES, Pesquisa de Experiência do Estudante) e instalações, e a introdução das Salas de Biblioteca Marjorie Robinson, foram muito bem sucedidas e receberam forte apoio dos estudantes. Temos uma reputação bem estabelecida de excelência em atendimento ao cliente, validada por sucessivos prêmios de Excelência no Atendimento ao Cliente. , como evidenciado pelo prêmio de ouro da Investors in People (IIP) e respostas às pesquisas de opinião dos funcionários A Biblioteca tem uma abordagem inovadora para prestação de serviços, com desenvolvimentos recentes no uso de mídias sociais, serviços de consulta virtual, chat ao vivo, entrega de documentos de desktop Os desenvolvimentos nos serviços de biblioteca digital resultaram em uma presença efetiva na Web, integrada novas ferramentas de descoberta de recursos e acesso móvel em todos os serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana são incorporadas como uma provisão principal e são bem recebidas pelos alunos O perfil de Coleções e Arquivos Especiais está se desenvolvendo rapidamente com a aquisição de novas coleções e instalações para exposições A Biblioteca tem relações de trabalho eficazes com parceiros-chave, incluindo LTDS, NUIT, ESS e o Departamento de Pesquisa da Universidade.


Fraquezas


As liquidações orçamentárias ao longo de vários anos comprometem a capacidade da Biblioteca de atender às necessidades dos pesquisadores para novos recursos especializados, particularmente quando é necessário financiamento recorrente. Níveis historicamente baixos de gastos com pessoal inibiram a capacidade da Biblioteca de apoiar o crescimento Falta de espaço para desenvolver instalações de consulta, exposição e armazenamento inibe o desenvolvimento de arquivos e coleções especiais Insatisfação com a provisão de livros texto foi expressa por alunos ensinados em alguns assuntos, refletida em baixos escores NSS e PTES Níveis mais baixos de engajamento com alguns Institutos de Pesquisa afetam a credibilidade acadêmica e a capacidade de apoiar funcionários e pesquisadores As deficiências na disponibilidade, organização e uso efetivo das informações gerenciais inibem a capacidade da Biblioteca de planejar e desenvolver serviços efetivamente.


Oportunidades


O desenvolvimento adicional das Salas da Biblioteca Marjorie Robinson permitirá que a Biblioteca ofereça um espaço adicional e mais variado de biblioteca, de acordo com o crescimento do número de alunos. A introdução de novas tecnologias no ensino e aprendizagem, por ex. MOOCs, plataformas de e-learning oferecem novos modos de entrega de informações e engajamento com acadêmicos e outros parceiros Novos modelos de publicação, incluindo novos métodos de revisão por pares e canais alternativos de disseminação O crescente interesse de financiadores e reguladores está acelerando o desenvolvimento do Open Access. gerenciamento de dados, preservação e reutilização de dados de pesquisa; A introdução de novos sistemas de gestão de pesquisa permitirá que a Biblioteca desempenhe um papel maior. O crescimento das culturas digitais exigirá um novo enfoque no apoio da Biblioteca aos pesquisadores que trabalham nessa área. Novas coleções e oportunidades de financiamento externo aumentarão o perfil e o impacto de Coleções e Arquivos Especiais Trabalhar com parceiros externos no setor cultural (por exemplo, Seven Stories) apoia a agenda de envolvimento da universidade O realinhamento de serviços de suporte profissional trouxe novas relações e sinergias com parceiros (LTDS, Student Services) A ​​implementação de um novo sistema de gestão de bibliotecas (ALMA) oferece mais ganhos de eficiência na aquisição e gestão de materiais bibliotecários. Oportunidades para colaboração oferecem benefícios para aquisições e desenvolvimento de serviços com parceiros em vários grupos (ex .: RLUK, Colaboração do Norte)


Aumento das expectativas dos estudantes por recursos e serviços em um ambiente de altas taxas O crescimento rápido do número de estudantes, com maior diversificação na entrega do curso, tem implicações significativas para o planejamento de recursos e espaço a médio e longo prazo. impactar na manutenção e desenvolvimento de coleções e serviços Aumentar as demandas por recursos especializados para apoiar novas e em desenvolvimento áreas de pesquisa Mudança no ambiente de pesquisa e padrões de trabalho e comunicação do pessoal acadêmico, tornando o envolvimento com pesquisadores mais desafiador Complexidade e custo de desenvolvimento e prestação de serviços e recursos para campus externos e remotos Inconsistência na provisão e entrega de serviços estudantis através de 24/7, expondo a Biblioteca a expectativas e demandas que são difíceis de alcançar Altos níveis de inflação, exacerbados pela fraqueza da moeda, aumentam o custo de recursos impressos e eletrônicos limitando a capacidade de investimento no desenvolvimento de coleções Editores que buscam proteger a renda e permanecerem intransigentes em defesa do "grande negócio" arranjos para o conteúdo eletrônico.


Dependências Chave.


Um número muito grande de objetivos da Biblioteca baseia-se na colaboração efetiva com Escolas e Institutos, em apoio ao empreendimento acadêmico da Universidade. A colaboração e a melhoria da qualidade e profundidade dos relacionamentos com interessados ​​acadêmicos e outros provedores de serviços estão entre as prioridades estratégicas da Biblioteca. Alinhamento estratégico e planejamento conjunto com a ISS é particularmente importante na prestação de serviços integrados de informação para a Universidade.


As dependências listadas abaixo são uma seleção daquelas que estão mais claramente alinhadas a objetivos específicos:


Suporte para estudantes em uso de instalações de TI.


Política e serviços de gerenciamento de dados de pesquisa.


Racionalização de localização, virtualização e gerenciamento de servidores.


Gestão de serviços de cartões inteligentes e serviços de impressão e cópia.


Melhorias de infraestrutura nas bibliotecas.


Manutenção e suporte contínuo para instalações.


Política de publicação de acesso aberto e gerenciamento de serviços de publicação de acesso aberto.


Warwick Business School.


Na WBS, estamos constantemente procurando maneiras de inovar e crescer. O mundo dos negócios nunca fica parado e nós também não. Somos uma instituição que olha as coisas de maneira diferente - desafiando o que você conhecia antes e preparando você para se tornar alguém que faz a diferença no futuro.


Somos uma das principais escolas de negócios baseadas em universidades do mundo, altamente classificadas em todas as principais tabelas de classificação. O que está subjacente a tudo o que fazemos é a excelência acadêmica e o impacto que nossa pesquisa tem sobre a sociedade - não apenas no Reino Unido, mas em todo o mundo.


Ao ingressar na WBS como estudante de pós-graduação, você se torna parte de uma próspera comunidade empresarial global. A WBS e a University of Warwick têm um excelente relacionamento com muitas das principais organizações do mundo, dando a você a oportunidade de interagir e se conectar com potenciais empregadores.


Oferecemos muitos cursos de MSc especializados e generalistas para aqueles que já possuem um excelente primeiro grau:


Todos os nossos cursos de mestrado especializados representam um investimento valioso para sua carreira futura. Eles cobrem tanto perspectivas teóricas e aplicações práticas e fornecem excelentes perspectivas de carreira e uma base sólida para pesquisa de doutorado.


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